quarta-feira, 8 de outubro de 2008

- The Butterfly Effect

A terça-feira foi mais um dia marcado pela forte oscilação, nas bolsas ao redor do mundo. As medidas tomadas pelos Bancos Centrais não foram suficientes para acalmar o mercado. Aqui no Brasil o CMN autorizou a compra de carteiras de crédito de bancos mais fracos e instituições financeiras em dificuldades, pelo Banco Central através do redesconto. O mercado recebeu a notícia meio receoso. Afinal, isso é bom ou ruim? O que está por trás dessa decisão?
Apesar do discurso emocionado de nosso Presidente, que diz que a crise é dos americanos e que o Brasil está protegido dela, a crise é mundial. Vivemos num mundo globalizado e não há como negar o “efeito borboleta” das decisões e rumos tomados pelo mercado externo. Na verdade a repercussão no mercado brasileiro pode ser muito pior do que imaginamos, basta olhar como foi o pregão de ontem em relação aos papéis dos bancos na Bovespa: BBAS3 -5,84%, UBBR11 -1,83%, ITASA4 -3,20%, BBDC4 -0,59%, PINE4 -17,84% caíram geral.
É tudo causa e efeito, se por um lado o preço das commodities cai isso é bom para os EUA, pois, melhora a previsão de inflação, aqui no Brasil, ações da Vale (VALE5) e Petrobrás (PETR4) despencam e levam o Ibovespa junto. Mesmo com as medidas anunciadas na segunda feira para “prevenir” a crise no Brasil, bastou a sinalização de queda na taxa de juros americana, motivada pela declaração de Bem Bernanke (presidente do fed), afirmando que a economia americana desacelerou rapidamente, para disparar o preço do dólar aqui no Brasil. A próxima reunião do FED pra decidir os rumos da taxa de juros americana que atualmente é 2% ao ano é dia 29 de outubro.
Em minha opinião acho que o governo não quer que o pânico se instale por aqui e isso está certo, pois a crise financeira mundial é uma realidade, porém, muito pior é quando um assustado sai correndo e a “manada” vai atrás sem saber se ao menos de que estão fugindo. Hoje o mercado está procurando motivos pra justificar o seu medo e qualquer passo em falso, qualquer, boato é suficiente pra causar um efeito cascata na economia.
Ontem Dow Jones fechou o pregão em baixa de -5,11% aos 9.447,11 pontos. Todo investidor iniciante, sabe que DJ abaixo de 10.000,00 pontos já é motivo suficiente pra arrancar as madeixas (rsss!!).
Um bom dia a todos!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, André.
Vc resume com uma linguagem simples, porém eficaz o momento tão delicado quê passamos.
Concordo com vc está crise não é tão simples de resolver e o brasil não está livre dela como o presidente lula insiste em afirmar.
Temos uma economia forte, sim!
Mas uma economia globalizada e dependente do capital externo.
Já faz 8 anos que invisto em ações e derivativos e não me lembro de um momento como esse na economia mundial.
Vou acompanhar seu blog daqui pra frente.
Bons Investimentos

Marcus Vinícios - SP
Consultor Financeiro